segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tribal wars

Tribal Wars é um jogo de estratégia em tempo real online baseado na idade média, foi criado pela empresa alemã InnoGames GmbH. Ele segue o mesmo estilo de Travian e Ikariam, cada jogador é senhor de uma pequena aldeia, qual deve ajudar a ganhar poder e glória.
O registro no jogo é gratuito, porém existe a possibilidade de ter uma conta paga, chamada "Conta Premium". Possuidores desse tipo de conta adquirem variados privilégios, como receber uma notificação de quando um amigo fica online, adicionar várias edificações simultaneamente, pesquisar várias tecnologias no ferreiro, entre outros.
Jogabilidade
Edifícios:
Os edifícios do jogo são casas onde pode-se, por exemplo, formar guerreiros, descobrir tecnologias para desenvolver outros edifícios e enviar recursos.
Cada edifício possui um nível. Quanto maior este nível mais efetivos os benefícios do edifício. Cada nível de um edifício soma uma certa quantidade de pontos à aldeia. Normalmente, os pontos demoram de alguns segundos até 20 minutos para serem contabilizados, devido aos inúmeros cálculos de pontuação que o servidor faz ao mesmo tempo. Cada edifício tem um nível máximo e um requisito próprio.

Unidades de guerreiros:
No quartel, estábulo, oficina e academia, são formados guerreiros. Estes são:
Lanceiro - O lanceiro é a unidade mais simples no jogo. Ele é especialmente eficiente na defesa contra cavaleiros.
Espadachim - O espadachim é apropriado para a defesa contra infantaria. É, porém, relativamente o mais lento.
Bárbaro - O bárbaro é uma unidade ofensiva de grande força. De maneira selvagem eles enfrentam os inimigos, atacando todos os que estejam em frente. Na versão de Portugal, ele se chama simplesmente Viking.
Arqueiro - O arqueiro é uma unidade defensiva muito efetiva. Suas flechas têm o poder de destruir até mesmo a mais impenetrável armadura.
Batedor/Explorador - O espião conhecido também como explorador se infiltra em aldeias inimigas a fim de obter informações importantes sobre as mesmas. Apenas exploradores tem a capacidade de destruir outros exploradores.
Cavalaria Leve - A cavalaria leve é geralmente usada em ataques surpresa a aldeias inimigas por sua velocidade.
Arqueiro a Cavalo - Os arqueiros a cavalo são geralmente usados para derrotar arqueiros inimigos escondidos atrás de uma muralha.
Cavalaria Pesada - A cavalaria pesada é a elite das tropas. Os mais nobres cavaleiros dispõem de armas robustas e fortes armaduras.Apesar do seu alto nível de ataque é recomendado para a defesa devido ao seu alto custo…
Aríetes - O aríete é de grande ajuda em ataques devido à sua capacidade de destruir muralhas.
Catapultas - A catapulta é de grande ajuda em ataques devido à sua capacidade de destruir facilmente edifícios inimigos.
Observação: o único edifício que não pode ser demolido por essa máquina de guerra é o esconderijo, pois, por mais que os exploradores descubram o seu nível, é como se fosse somente informação de um delator, onde não se sabe onde fica localizado, apenas se sabe o nível. Assim a catapulta não destrói o que não sabe onde está. Além disso, alguns edifícios só após serem atacados não são destruídos: eles voltam ao nível 1, como o edifício principal, a fazenda e o armazém.
Paladino - O Paladino protege a aldeia e seus aliados contra ataques de inimigos. Cada jogador pode possuir apenas um paladino. Em alguns mundos, poderá ficar mais forte com a ajuda de itens encontrados. Alguns jogadores ao enviar apoio (tropas) para outros jogadores optam por utilizar o paladino juntamente ao apoio, pois todas as sua unidades se moverão na velocidade do paladino, acelerando consideravelmente a movimentação das tropas.
Nobre - O nobre pode, por meio de ataques, diminuir a lealdade de uma aldeia inimiga. Quando a quantidade da lealdade de uma aldeia chega a zero, esta aldeia é conquistada. Os custos para a formação de um nobre cresce de acordo com o número de nobres ja produzidos, então quanto maior o número de nobres produzidos maior será o custo.
Mercador - O mercador transporta recursos.

Estratégia:
A estratégia do jogo se baseia em evoluir suas aldeias e comunicação durante o jogo.
Assim cada jogador começa com uma pequena e simples aldeia, na qual deverá evoluí-la, durante uma etapa inicial, para depois começar á desenvolver o exército, começando simplesmente com saques em outras aldeias até conquistar outras aldeias pelo mundo, fazendo assim a utilização de um exército potente e com nobres.
Existe um tempo, quando o jogador inicia a conta que ele nao pode atacar e nem ser atacado, este tempo é de mais ou menos 5 dias, aconselha-se que durante este tempo, o jogador invista nos armazem e em recursos(Bosque/Mina de ferro/Poço de argila).
Como o objetivo de Tribalwars (Tribos) é conquistar aldeia e erguer um pequeno Império todos os jogadores estão interessados em suas conquistas, também precisarão de ter uma defesa razoável, utilizando vários dos recursos disponíveis.
Depois de um tempo o movimento no mundo aumenta, pois guerras entre tribos ficam mais frequentes e mais pessoas tem capacidade de terem nobres para realizar guerras.

Sistema de batalha:
O jogo possui um sistema de batalha bem complexo, que é calculado pelos valores de cada unidade, além de certas unidades especiais, tanto para o defensor quanto para o atacante.
Assim a maioria das unidades, tais como lanceiros, espadachins, bárbaros, arqueiros, cavalarias leves, de arqueiros e pesadas tem as habilidades de danos, com vantagens e desvantagens sobre cada unidade, incluindo a habilidade de saquear uma certa quantidade de recursos da aldeia, caso vença uma batalha como agressor.
Porém, há também unidades com habilidades especiais, como os árietes, que podem diminuir o nível das muralhas; exploradores, que espionam as aldeias atacadas; as catapultas, que tem habilidades parecidas com a de um áriete, porém o jogador pode escolher em qual edifício vai ser causado os danos; os nobres, que podem diminuir a lealdade de uma aldeia até conquistá-la; e os paladinos, que, dependendo do mundo, eles podem ter várias habilidades, tais como a de usar armas, que tem suas devidas habilidades.

Relatórios.
Em várias ocasiões do jogo o jogador receberá um relatório.
Os relatórios são importantes para o jogador se manter informado sobre cada ocasião que acontecem, como essas:

o - Ganhou a batalha e sem baixas
o - Ganhou a batalha mas teve baixas
o - Perdeu a batalha
o - Foi um ataque de exploradores(batedores)
Ataques - Quando os jogadores atacam alguma aldeia eles receberão esse tipo de relatório, que informa tudo sobre o que aconteceu, como unidades perdidas do defensor e do atacante, a quantidade de recursos saqueados, e também podem conter extras no caso de unidades especiais, como os danos causados à edifícios por aríetes e catapultas e a perda de lealdade da aldeia causada por nobres.
Obs - caso o atacante perca, ele receberá dados apenas sobre suas unidades.

Defesas - Quando os jogadores são atacados, eles recebem esse tipo de relatório, que tem os mesmos dados do relatório de ataque, porém com todas as informações, independente se ganhar ou perder a batalha.
Espionagem - Esse relatório mostra todas as informações de uma aldeia quando se utiliza exploradores em um ataque.
Obs - Geralmente os relatórios sobre ataques vêm classificados por cores, sendo elas azul (espionagem), verde (vitória sem danos), amarelo (vitória, porém com danos), e vermelho (derrota).

Convites - Esse tipo de relatório pode aparecer quando alguém te convida para uma tribo, para ser seu amigo ou então para um modo de férias, tendo a opção de aceitar ou rejeitá-lo.
O Paladino encontrou um ítem - Esse relatório aparece quando seu paladino encontra um item, o paladino pode ter até 11 itens, sendo que poderá utilizar apenas um ítem de cada vez.
Este item tem como objetivo dar poder de ataque ou defesa para soldados, cavalos ou catapultas e aríetes.
No caso do Nobre, uma vez o Paladino munido do Cetro de Vasco tem o poder de tirar até 35% de lealdade em um só ataque.
Obs - Cada jogador podera recrutar um Paladino somente se tiver o Edificio 'Estátua' construído.

Tribo:
A tribo (idealmente) é um conjunto de jogadores com interesses parecidos, que lutam como em um clã (nome dado a esses grupos em outros jogos do mesmo estilo), defendendo e apoiando-se uns aos outros. O fato de estar em alguma tribo, não interfere no jogo em si, ou seja, não afeta em nada a jogabilidade nem na possibilidade de atacar ou ser atacado. Porém em uma tribo o jogador além de ganhar vários aliados, também ganha inimigos (se houver tribos ou membros inimigos). A tribo não tem um numero mínimo de membros, porém tem um número máximo, que pode ser de 40 a 120 membros, dependendo do mundo.
Na tribo você terá um conjunto de jogadores aliados. Deverá ajudá-los com, suporte caso sejam atacados e recursos (parte essencial do jogo), porém não é obrigado a fazer isso. Na tribo alguns membros possuem um cargo, ou incumbência a cargo do fundador. Este cargo lhe consede poderes especiais dentro do tribo que podem inclusive retirar outros membros da própria. A hierarquia se modifica de tribo para tribo. Os cargos básicos são os de: fundador, general de guerra administrador, diplomata, recrutador, mensageiro e moderador do fórum. Podendo ser dados os mais variados nomes a cada um.
As tribos podem se aliar umas as outras, fazer P.N.A.(pactos de não agressão) e também classificar uma outra tribo como inimiga. A tribo possui um fórum próprio no qual, só os membros da tribo podem postar e ler.

Site do jogo:
www.tribos.com.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário